Objetivo do Curso: Apresentar alguns aspectos gerais da aprendizagem online, e apresentando o conceito e diferentes definições de tutoria, tipos de tutoria e as competências que o tutor precisa ter para realizar seu trabalho.
Carga horária do curso: 30 horas.
Público alvo: Professores e Técnicos que buscam atuar como tutores em cursos de Educação à Distância
Professor responsável pela elaboração do conteúdo: Professora Dra. Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
Coordenação de apoio: COTED-CT; DEPED-CT
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: tutoria
Objetivo do Curso: O curso ofertado visa proporcionar ao cursista reflexões sobre o Apoio Educacional Especializado.
Carga horária do curso: 40 horas
Público alvo: Professores da educação Especial, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professora responsável pela elaboração do conteúdo: MARTA REJANE PROENCA FILIETAZ
Coordenação de apoio: COTED-CT
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: apoioespecializado
Objetivo do Curso: O curso ofertado visa proporcionar ao cursista conhecimento sobre o software Scratch para a construção de projetos ou Objetos de Aprendizagem Gamificados (OAG) que contemplem elementos de games, oportunizando assim estratégias gamificadas mediante tecnologia digital.
Carga horária do curso: 20 horas.
Público alvo: Professores do Ensino Médio, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professora responsável pela elaboração do conteúdo: Taniele Loss.
Coordenação: COTED-CT, Dr. Marcelo Souza Motta
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: scratch
Objetivo do Curso:
- Apoiar a elaboração do planejamento de uma disciplina na Educação Básica ou superior na modalidade de Ensino Híbrido Inclusivo;
- Revisitar os processos de planejamento de ensino e de organização do trabalho docente;
- Compreender a modalidade de ensino híbrido;
- Refletir sobre a importância do conhecimento sobre o contexto escolar em que se está inserido;
- Sensibilizar para o ensino e para a aprendizagem ativa através da agência do estudante;
- Criar um Plano de Ensino, uma Unidade Didática ou um Plano de Aula para o ensino híbrido inclusivo.
Carga horária do curso: 20 horas.
Público alvo: Professores do Ensino Médio, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professora responsável pela elaboração do conteúdo: Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo.
Coordenação de apoio: COTED-CT
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: inclusivo
Objetivo do Curso: Capacitar professores do Ensino Fundamental II a construírem jogos digitais educacionais a partir das ferramentas Microsoft Powerpoint, Google Formulários e Wordwall utilizando a Teoria da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais.
Carga horária do curso: 20 horas.
Público alvo: Professores do Ensino Médio, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professor responsável pela elaboração do conteúdo: Fábio Mendes Teófilo.
Coordenação: COTED-CT, Dr. Marcelo Souza Motta
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: jogosdigitais
Objetivo do Curso: Compreender e construir conhecimentos sobre a gamificação a fim de ofertá-la ao meio educacional, explorando especificamente seu conceito, elementos de design de jogos, diretrizes para criação de estratégias gamificadas, seu uso por meio de tecnologias digitais e suas contribuições ao meio educacional.
Carga horária do curso: 20 horas.
Público alvo: Professores do Ensino Médio, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professora responsável pela elaboração do conteúdo: Taniele Loss.
Coordenação: COTED-CT, Dr. Marcelo Souza Motta
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: gamificacao
Objetivo do Curso: Apresentar os conceitos referentes à Teoria da aprendizagem Multimídia (ou Multimédia) e seus 12 princípios com foco na produção de material multimídia na educação.
Carga horária do curso: 30 horas.
Público alvo: Professores do Ensino Médio, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professores responsáveis pela elaboração do conteúdo: Taniele Loss, Vanessa Hartmann.
Coordenação: COTED-CT, Dr. Marcelo Souza Motta
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: aprendizagemmultimidia
Objetivo do Curso: Apresentar os conceitos, características e modelos do Ensino Híbrido. Serão apresentados os modelos Rotacional, Flex, à la Carte e Virtual Aprimorado.
Carga horária do curso: 30 horas.
Público alvo: Professores do Ensino Médio, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática do curso.
Professores responsáveis pela elaboração do conteúdo: Taniele Loss e Fábio Mendes Teófilo.
Coordenação: COTED-CT, Dr. Marcelo Souza Motta
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: hibrido
Objetivo do Curso: Auxiliar os professores orientadores na disciplina de TCC desde a criação das perguntas e objetivos da pesquisa até a formatação. Para os alunos: auxiliar na elaboração e escrita de seus projetos de TCC.
Carga horária do curso: 40 horas.
Público alvo: professores e/ou orientadores de TCC1 e alunos de graduação que necessitam elaborar um projeto de TCC.
Professores responsáveis pela elaboração do conteúdo: Ana Valéria Bisetto Bork Gödke, Rita de Cássia Veiga Marriott, Miriam Sester Retorta
Para realizar a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: projetotcc
Recurso Educacional Aberto produzido com o fomento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos da UTFPR - Campus Curitiba (PRADREA-CT) na Graduação e no Ensino Técnico de Nível Médio, conforme edital 48/2020 da DIRGRAD-CT.
Objetivo do curso: fomentar as práticas abertas e a criação de Recursos Educacionais Abertos, voltados aos processos de ensino e de aprendizagem, e à área da pesquisa.
Carga horária do curso: 20 horas.
Público alvo: Professores e demais profissionais que desejam se aprofundar em Recursos Educacionais Abertos.
Professor responsável pela elaboração do conteúdo: Prof. Dr. Marcelo Souza Motta
Para a sua inscrição faça o login no Portal e acesse o curso utilizando a chave de inscrição: cursorea